Como proteger as senhas

Precisamos ser realistas: é muito fácil esquecer as senhas. As pessoas com frequência usam palavras simples como o nome de seus animais de estimação ou datas fáceis de lembrar, como o dia do aniversário de casamento. Um hacker pode tentar usar o seu nome, os nomes de seus filhos, datas de aniversário ou nomes de animais de estimação como senhas, a fim de obter acesso ao seu computador.

Image

Precisamos ser realistas: é muito fácil esquecer as senhas. As pessoas com frequência usam palavras simples como o nome de seus animais de estimação ou datas fáceis de lembrar, como o dia do aniversário de casamento. Um hacker pode tentar usar o seu nome, os nomes de seus filhos, datas de aniversário ou nomes de animais de estimação como senhas, a fim de obter acesso ao seu computador. Se essa tática der certo, sua identidade, privacidade e segurança financeira estarão todas expostas a riscos.

O uso de senhas seguras nunca foi tão importante. Os hackers estão ávidos por senhas, pois elas têm um alto valor monetário. As violações de dados e vazamentos de senhas deixam facilmente milhares de contas vulneráveis ao acesso de criminosos cibernéticos. Com a autenticação de dois fatores (2FA) você obtém um nível extra de segurança que os hackers não conseguem acessar facilmente, pois os criminosos precisarão de mais do que somente o nome de usuário e a senha. Talvez sem perceber você já esteja até usando essa autenticação. O seu cartão do caixa eletrônico é um método de 2FA por meio do cartão físico e do número pin.

Proteja os dados confidenciais, conhecendo mais sobre o método 2FA e seguindo algumas dicas importantes para a criação de senhas.

O método 2FA

O 2FA é um método de verificação de identidade que, além da senha da conta, adiciona um segundo fator de autenticação.

  • Algo que só você saiba: um número pin, uma senha ou um padrão.
  • Algo que só você tenha: um cartão de crédito ou débito, um celular ou um token de segurança, como uma chave de sensor magnético (fob) ou um pen drive.
  • Algo que seja só seu: autenticação biométrica como impressão digital ou impressão de voz.

Qual é o nível de proteção contra hackers?

Nada é 100% seguro e sua conta pode estar vulnerável aos hackers por meio das opções de recuperação de senhas. O processo de recuperação de senhas normalmente redefine a senha por email e pode ignorar totalmente a autenticação 2FA. Isso poderá deixá-lo vulnerável, se um invasor obtiver acesso à sua conta de email associada à conta com a qual você usa o 2FA. Monitore a sua conta de email para detectar mensagens que solicitam alterações de senha.

Medidas de segurança necessárias para senhas

Use as dicas abaixo para criar senhas seguras:

Criação de senhas fortes

  • Não use informações pessoais. Outra recomendação importante é que a senha não inclua nenhuma palavra relacionada ao seu nome ou aos nomes de membros da sua família ou de animais de estimação. Não inclua também números facilmente reconhecíveis, como os do seu endereço, número de telefone ou data de aniversário. 
  • Não use palavras reais. As ferramentas de decodificação de senhas são muito eficientes para ajudar os hackers a descobrir suas senhas. Esses programas podem processar todas as palavras do dicionário, além de combinações de letras e números, até encontrar uma correspondência. Evite usar palavras ''reais'' presentes no dicionário, substantivos ou nomes próprios. *Use caracteres  mistos. Combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, como ''&'' ou ''$'', você aumenta a complexidade da senha e reduz a probabilidade de um hacker invadir o sistema.
Yahoo announces data breach afftecting 500 million users

 

  • Crie senhas mais longas. É normalmente recomendado que as senhas tenham no mínimo oito caracteres. De acordo com a probabilidade, as senhas mais longas são mais difíceis de adivinhar.
  • Modifique frases fáceis de lembrar. Uma dica é criar sua senha como uma frase secreta, pegando por exemplo uma frase de uma música, usando a primeira letra de cada palavra e substituindo algumas letras por números. Por exemplo: "100 Bottles of Beer on the Wall" pode se tornar a senha "10oBb0tW".

Armazenamento seguro de senhas

  • Não anote suas senhas. Resista à tentação de esconder as senhas embaixo do teclado ou de colá-las no monitor. Histórias sobre a obtenção de senhas por hackers que reviram o lixo e espiam por cima do ombro são totalmente reais.
  • Use uma ferramenta de gerenciamento de senhas. Para lembrar e armazenar senhas de forma segura, use uma ferramenta que guarde sua lista de nomes de usuários e senhas de forma criptografada. Algumas dessas ferramentas até preencherão automaticamente as informações necessárias em certos sites.

Atualizações e gerenciamento de senhas

  • Altere sua senha regularmente. Contas bancárias online devem ser alteradas mensal ou bimestralmente. A senha de login do seu computador deve ser alterada a cada três meses.
  • Use senhas diferentes para diferentes contas. Não use a mesma senha em mais de uma conta. Se um hacker descobrir a senha, todas as informações protegidas por ela poderão ficar comprometidas.
  • Não insira senhas em computadores que não forem controlados por você. Ao usar seu notebook em um local de rede Wi-Fi ou em um computador público, evite ações que solicitam nome de usuário e senha (como a execução de transações bancárias ou de compras online), pois os seus dados podem ser interceptados através da rede sem fio ou de dispositivos de registro do uso do teclado.

As senhas são apenas uma peça do quebra-cabeça da proteção. Para criar um ambiente online mais seguro, você deverá também usar um firewall e outros produtos de segurança que ajudem a manter os hackers fora do sistema e a proteger a sua identidade online.

Ajude a proteger sua vida digital em seus dispositivos.

Com medo de perder suas informações pessoais ou todos os dados importantes contidos em seu computador? Obtenha proteção completa com o Norton Security Plus em todos os seus dispositivos: até 5 PCs, Macs, smartphones ou tablets.

Crie uma conta hoje mesmo e teste o produto gratuitamente por 30 dias, em até 5 dispositivos diferentes.

Contents

    Quer saber mais?

    Siga-nos para ter acesso às últimas notícias, dicas e atualizações.