Intercepte o spyware antes que ele o ataque
Você já clicou em um link ou anúncio curioso enquanto navegava na Internet, e várias janelas pop-up inundaram sua tela? Ou seu navegador já o direcionou inesperadamente a uma série de sites indesejados?
Você já clicou em um link ou anúncio curioso enquanto navegava na Internet, e várias janelas pop-up inundaram sua tela? Ou seu navegador já o direcionou inesperadamente a uma série de sites indesejados? Ou você já instalou um download gratuito e percebeu que seu computador ficou de repente muito lento porque, sem que você percebesse, um programa passou a rastrear seus movimentos online?
Seja bem-vindo ao misterioso universo do spyware e adware. Esses programas não são só irritantes. Eles representam também um risco à segurança para usuários comuns da Internet, como você.
Spyware e adware
O spyware normalmente entra em seu computador sem o seu conhecimento ou permissão. Ele é executado em segundo plano, coletando informações ou monitorando suas atividades. Muitos spywares coletam informações sobre seu computador e como ele é usado. Ele pode monitorar, por exemplo, seus hábitos de navegação na Internet. Entretanto, formas mais sofisticadas de spyware são conhecidas por capturar e transmitir informações altamente pessoais a ladrões de identidade, de senhas e nomes de usuários utilizados em sites a números de cartão de crédito ou cópias de suas mensagens instantâneas.
O adware é um pouco diferente do spyware. Sua principal intenção é exibir conteúdos publicitários em seu computador. Muitas vezes por meio de janelas pop-up, os programas adware mostram anúncios e links de outros sites. Muitos desses anúncios imitam produtos legítimos. Alguns tipos de adware monitoram as atividades de navegação e depois utilizam essas informações para enviar conteúdos publicitários mais direcionados. Algumas pessoas não se importam, enquanto outras consideram essa prática uma invasão de privacidade.
A pergunta mais importante é: você deseja esse programa em seu computador? Se esse software compromete realmente a privacidade e a segurança (ou no mínimo se torna um transtorno), sem dúvida ele se enquadra na categoria de software indesejado. Isso significa que é necessário aprender a lidar com esse problema.
Como remover spyware e adware
Por imporem riscos à segurança ou problemas de desempenho, alguns tipos de spyware claramente representam mais do que um simples incômodo. Por exemplo, alguns tipos de spyware e adware, que trabalham em segundo plano, podem dominar os recursos do computador e às vezes até desativar todo o sistema. Apesar de um computador lento ser um problema para qualquer usuário, isso é extremamente difícil para os que trabalham remotamente na rede doméstica.
Esses programas quase sempre são instalados junto com outros programas que você carregou. Provavelmente algum tipo de notificação é exibido com o contrato de licenciamento do software. Entretanto, como alguns contratos são quase sempre muito extensos, acabamos não os lendo por completo. Normalmente, spyware ou adware vem integrado a freeware obtido por download na Internet. Algumas pessoas podem até achar isto justo: você obtém o software gratuito, o desenvolvedor obtém o direito de observar seus hábitos. Outros consideram essa prática enganosa e invasiva.
Enquanto isso, vários softwares indesejados entram em seu computador enquanto você navega na Internet. Em diversos casos, eles o obrigam a acionar um download clicando em uma janela pop-up ou em uma caixa de diálogo falsa. Algumas janelas pop-up contêm uma mensagem "urgente" ou atraente. Pode ser uma oferta de um presente grátis ou uma afirmação de que você precisa fazer o download de software para visualizar uma página da Web. Essa janela normalmente apresenta as opções "sim" ou "não". Na verdade, se você clicar na janela, ela iniciará o download do spyware ou adware em seu computador; portanto, feche sempre essa janela.
Como evitar spyware e adware
Muitos softwares indesejados acabam sendo instalados em seu computador devido a algo que você fez ou deixou de fazer. Como evitar spyware e adware indesejados:
- Escolha com cuidado os downloads que fizer em seu computador. Verifique se precisa mesmo desse programa, antes de fazer o download. E se você nunca ouviu falar do fabricante do software, leia seu site com atenção para saber mais sobre a tecnologia e as pessoas por trás dela. Fique atento também ao ActiveX, uma ferramenta comum para a instalação de spyware sem o seu conhecimento ou consentimento. Desative o ActiveX por meio das preferências do navegador e ative-o novamente caso um site confiável o solicite.
- Leia os contratos de licenciamento. A leitura de contratos online pode ser entediante, mas é sempre melhor não correr riscos. Não é recomendável ir direto ao fim da página e clicar no botão "Aceito" ou "Concordo" ao instalar freeware. O melhor é ler o contrato cuidadosamente e procurar termos referentes a qualquer atividade de coleta de informações, o que pode indicar a presença de spyware ou adware integrado ao produto gratuito.
- Fique atento aos golpes antispyware. A Internet está cheia de ferramentas "antispyware" que fazem muito pouco para prevenir essa ameaça. Algumas até pioram a situação. Os fornecedores dessas ferramentas costumam oferecer verificações gratuitas, que quase sempre identificam centenas de programas de spyware em seu computador. Eles então recomendam que você compre imediatamente seus produtos falsos.
- Fique atento aos anúncios que solicitam cliques. Evite programas, principalmente os gratuitos, que exibem anúncios que piscam na tela e solicitam cliques. Esses anúncios devem ser totalmente evitados. Se você clicar nesses anúncios, é possível que haja alguém observando sua reação a eles.
Infelizmente, spyware e adware não desaparecerão tão cedo. Porém, você pode controlar e decidir o que entra ou não em seu computador.
Ajude a proteger sua vida digital em seus dispositivos.
Com medo de perder suas informações pessoais ou todos os dados importantes contidos em seu computador? Obtenha proteção completa com o Norton Security Plus em todos os seus dispositivos: até 5 PCs, Macs, smartphones ou tablets.
Crie uma conta hoje mesmo e teste o produto gratuitamente por 30 dias, em até 5 dispositivos diferentes.
Quer saber mais?
Siga-nos para ter acesso às últimas notícias, dicas e atualizações.